OFICIAL: CLUBES EUROPEUS CRIAM EHCA

OLIVEIRENSE NA ORIGEM DA ASSOCIAÇÃO

A EHCA – European Hockey Clubs Association (Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins) – foi constituída hoje, dia 5 de Setembro, em Barcelona. António Valente, Vice-Presidente da Oliveirense e responsável pelo Hóquei em Patins do clube, esteve na formalização da Associação acompanhado por João Nuno Araújo, Director da Oliveirense e a partir de hoje Vice-Presidente da EHCA.


O processo foi liderado pelos principais clubes europeus (CE Noia, FC Barcelona, Deportivo Liceo, Reus Deportiu, SL Benfica, Sporting CP, FC Porto e UD Oliveirense), com o apoio da ANACP – Associação Nacional de Clubes de Patinagem de Portugal e da Associação de Clubes de Espanha. Após várias reuniões preparatórias, e da criação de uma comissão instaladora liderada pelas Associações de Clubes de Portugal e Espanha, a EHCA foi apresentada.


Com o objectivo de melhorar a modalidade, os oito clubes fundadores definiram os principais objectivos da nova Associação. A EHCA pretende ter um papel activo e consultor nas instituições internacionais, nomeadamente na World Skate Europe e na World Skate Mundial, defendendo os interesses dos clubes a nível europeu.
Melhorar o Hóquei em Patins como modalidade desportiva e de espectáculo para o público em todos os seus aspectos, mediatizar e impulsionar o Hóquei em Patins em toda a Europa, e prestar contributos para o planeamento do calendário internacional são alguns dos objectivos que esta nova Associação pretende atingir.


O reconhecimento a nível europeu desta nova Associação como único órgão que representa os clubes é o próximo passo.
Esta quinta-feira, no período da manhã, após a constituição da Associação, foram eleitos os órgãos sociais e foi primeira Assembleia da EHCA. Da parte da tarde, a EHCA foi apresentada em conferência de imprensa marcada para as 15h30, no Novotel Barcelona Sant Joan Despi Hotel.