MUDARAM AS LEIS DO JOGO

2019/2020 COM REGRAS ALTERADAS

Estão prestes a ser colocadas em prática as alterações às Leis do Jogo de Futebol. As mudanças às leis do jogo, definidas pelo International Board (IFAB) em março, entraram oficialmente em vigor no passado dia 1 de junho.
A primeia competição a utilizar as novas regras será a pré eliminatória da Liga dos Campeões que se realiza no dia 25 de junho. O objectivo desta alteração é melhorar o jogo, tornar os desafios mais rapidos e uniformizar critérios.

Conheça as alterações:

Substituições – Lei 3

O jogador substituído deve deixar o campo pela saída de campo mais próxima (a não ser que o árbitro dê indicação para que saia rapidamente pela linha do meio campo ou por outro ponto do relvado devido a questões de segurança, lesão, etc).

Agentes desportivos – Lei 5 e Lei 12

Agentes acusados de conduta imprópria vão ser admoestados com cartões amarelos ou vermelhos. Se o sujeito não for identificado, será o treinador principal (enquanto elemento presente na área técnica em questão) a ser admoestado.

Livres – Lei 13

Quando houver uma barreira com três ou mais defesas, os atacantes não estão autorizados a estar a menos de um metro de distância; se tal suceder quando o livre for batido, a equipa que ataca será penalizada com um livre indireto contra.

Pontapé de penálti – Lei 14

O batedor de penáltis da equipa pode receber rapidamente assistência e depois bater a falta. O guarda-redes não pode tocar nos postes, barra ou rede; não pode mover-se antes de a bola partir e tem de ter pelo menos parte de um pé em cima da linha de golo quando o remate é cobrado.

Pontapé de baliza – Lei 16

Assim que a bola for reposta em jogo, pode ser jogada antes de sair da grande área. Os adversários têm de permanecer fora da área até ao momento em que a bola for colocada em jogo.

Mais, o International Board esclarece o conceito de mão na bola.

Será assinalada falta / livre quando:

– a bola entrar na baliza depois de tocar na mão/braço do jogador atacante
– quando o jogador ganhar a posse de bola depois de a mesma tocar na mão/braço e, na sequência, marcar golo ou criar uma oportunidade de golo
– a bola tocar na mão/braço que aumentou a volumetria do corpo
– a bola tocar na mão/braço e um jogador quando esta/este se encontra acima da altura do ombro (a não ser que o jogador tenha jogado deliberadamente a bola que depois toca na mão/braço).

Não será assinalada falta / livre quando:

– a bola tocar na mão/braço do jogador depois de vir diretamente da sua própria cabeça/corpo/pé ou de qualquer outro jogador que esteja perto dele
– a bola tocar na mão/braço do jogador que está perto e desde que este não tenha aumentado a volumetria do corpo
– o jogador estiver em queda e a bola tocar na mão/braço dele quando está entre o corpo e o terreno de jogo para suportar o corpo (mas não para aumentar a volumetria).

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.